quarta-feira, 26 de novembro de 2008

NÃO LEMBRO MAIS DA MINHA LIXEIRA

Os seres humanos, ou melhor, nós, eu e você somos viciados em lembrar do que os outros fizeram para nos prejudicar, magoar, usar, manipular, aproveitar-se da nossa boa vontade, do nosso bom coração, das nossas qualidades, das idéias que nos roubaram, das coisas que emprestamos e não devolveram, afinal adoramos contar que fomos vítimas, injustiçados pelo “mau caratismo” dos parentes, ex-amigo, da ex e do ex, em geral os outros nos prejudicaram e continuam prejudicando.
Enquanto tivermos essa visão da vida, de que somos ótimos, temos bom coração e não desejamos mal a ninguém, estamos ferrados, enganados, escondidos de nós mesmos. Adoramos ver filmes e novelas e normalmente o melhor momento é da vingança, quando os chamados “seres do mal” sofrem até a última gota de sangue “para pagar o mal que fizeram”.
Quando é que vamos lembrar dos nossos pensamentos, palavras e ações que prejudicaram o próximo, o outro, o pai, a mãe, enfim todos aqueles dos quais nos queixamos?
Aproveite dê uma olhada na sua lixeira, será que já não está na hora de fazer uma limpeza?


JOÃO PEREGRINO

VOCÊ ME DESCULPA? ME PERDOA?

Quantas vezes você já pediu desculpas nessa vida? Perdeu a conta? Não tem o costume de desculpar-se? Quantas vezes pediu desculpas por ter repetido o mesmo ato? A humanidade vive pedindo perdão. Minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa! Quinze dias depois volta na igreja e o mesmo ritual é consumado. Porque será que, soluçando implorando o perdão, e horas depois, embarcamos na mesma canoa furada?
Em geral, apesar de termos consciência do estrago que fizemos, não mudamos internamente. Realizamos um ato político para salvar nossa imagem, por isso pedimos desculpas, na maioria das vezes queremos manipular, afinal o que os outros vão pensar e dizer, se não pedirmos perdão. Pedir desculpas várias vezes, pelo mesmo motivo, mostra claramente que vivemos uma farsa, um jogo de cena, uma mentira que fingimos acreditar.
Quando fizermos um pedido de desculpas, derramarmos uma lágrima no ato do perdão, e nunca mais nos repetirmos, saberemos que finalmente mudamos internamente, e conseguimos nosso perdão verdadeiro.



JOÃO PEREGRINO

terça-feira, 18 de novembro de 2008

COMO VOCÊ FOI PROGRAMADO?

Todos nós temos uma programação gravada em nosso cérebro.
Tudo que nos aconteceu desde nossa gestação está em nossa memória, acontece que quando precisamos lembrar e afirmar: Já estou recordando; afirmamos o contrário: Não consigo lembrar, esqueci completamente! Com estas afirmações, colocamos um cadeado na porta da memória e escondemos a chave.
Nossos sensores de visão, audição, olfato, paladar e tato fornecem dados de gravação permanentes.
O fato é que nossa programação inicia com dados recebidos externamente, de outras pessoas começando com o pai e mãe e o restante das informações são complementadas por familiares e a sociedade em geral.
Entre dezoito e vinte anos já recebemos de bandeja, em torno de cento e cinqüenta mil (150.000) vezes a pronuncia de uma única palavra, “não”, não corra, não deite, não faça, não coma, não pare, não fale, não grite, não chore, não ria, não beba, não olhe...
No mesmo período, às vezes depois de muita insistência conseguimos algumas centenas de “sim”.
A verdade absoluta é a seguinte, de 85 a 95 por cento da nossa programação está enraizada no pólo negativo, com raríssimas exceções, adquirimos um padrão habitual de pensamento baseado no julgamento do certo ou errado.
Querendo ou não fomos todos programados na infância, à tantos anos atrás.
Precisamos nos reciclar e principalmente mudar de comportamento com nossos filhos. É mole ou quer mais?



JOÃO PEREGRINO

GAIOLA DOURADA

Quando olhamos os pássaros voando, cantando e nos permitimos ter tempo para admirá-los, ficamos algumas vezes encantados com o dom de voar, condição que representa a liberdade de olhar tudo de cima.
Quando olhamos um pássaro preso na gaiola, percebemos a profunda limitação da liberdade. Você já imaginou um pássaro preso em uma gaiola de ouro, cravejada de brilhantes e esmeraldas? Mudaria a condição de liberdade do pássaro?
As pessoas em geral iriam fixar sua atenção na gaiola, o quanto ela valeria, muitas iriam cobiça-la.
Em geral a humanidade deseja uma gaiola dourada que sempre é do outro. O ser humano fixa sua atenção na gaiola dos outros e não percebe a qualidade de vida dos ocupantes da gaiola.
O melhor é ser livre como os pássaros evitando participar de reuniões em gaiolas douradas por pura vaidade. A nossa benéfica e maravilhosa gaiola é a mãe natureza cravejada de belezas diversas, todos os dias à nossa disposição.




JOÃO PEREGRINO

A VIDA E SUAS PORTAS

Quantas portas você já abriu na sua vida? Com certeza muitas, abrimos portas todos os dias, às vezes fechamos pensando que é para sempre, porém lá na frente, para surpresa nossa, elas se abrem novamente.
Nós seres humanos em geral somos imediatistas, queremos abrir portas as quais não temos a chave, a ignorância nos cega e partimos para o arrombamento, o suborno, a chantagem material ou emocional, a manipulação.
Adoramos olhar para dentro da porta dos outros para fazermos comparações, críticas, desejar o que imaginamos que seja. A humanidade ainda não percebeu que a chave para cada porta é a hora certa, igual aos cofres de bancos. Cada porta em nossa vida só abre quando estamos prontos para entrar, às vezes para receber uma grande lição e aí pensamos que entramos na porta errada, só entramos nas portas necessárias para nossa evolução, estar atento faz parte do próximo passo.
Hei! Atenção! Onde você está entrando agora???



JOÃO PEREGRINO

A CRIANÇA E O MUNDO

Toda a humanidade é ou já foi criança, talvez a humanidade seja uma criança. O mundo só vai continuar existindo por causa da criança, o futuro só acontecerá se houverem hoje crianças, para que exista adultos amanhã, o dia de hoje está vivo porque nasceram crianças décadas atrás. A criança é o começo de tudo, o início, o ponto de partida.
A criança representa o novo, a pura energia, a origem de toda a obra, a verdade manifestada naturalmente, dita com um sorriso curioso de quem pergunta “porque”, pelo prazer de saber e conhecer. A criança mexe para descobrir, grita para conseguir, chora com o coração. A criança expressa sua verdade sem medo da crítica, do que os outros vão pensar, ela quer ser feliz agora, sua vida é este exato momento, ela quer seu mundo realizado agora, pois ela tem a sabedoria do tempo, que os adultos com suas chantagens e artimanhas, vão distorcer e manipular.
Nós adultos vamos realizar uma suja lavagem cerebral em todas as crianças, assim como fizeram em nós, introduzindo a cultura do medo, ambição, vaidade, crítica, comparações e julgamentos, e as nossas crianças vão crescer, ficarão feias, carrancudas, perderão o sorriso constante e a alegria espontânea, vão se tornar homens e mulheres de negócio, políticos, onde a ética é apenas uma palavra para ser usada em ocasiões especiais, mas quase nunca é colocada em prática.
A nossa criança está viva dentro de cada um de nós, ela quer renascer sadia, saudável, feliz e para que isto aconteça precisamos nos relacionar com outras crianças que ainda não foram contaminas pelas doenças dos adultos. Você está convocado! Caso continue lendo após esta palavra... pare, pense, vai continuar? Você vai assumir um compromisso, nunca mais na vida vai poder voltar atrás. Ratimbum!!! Eureka! Abracadabra!!! Abra-te Sézamo! O segredo está sacramentado em nossos corações, a partir deste exato momento você é um guardião fiel de toda e qualquer criança que surgir na sua vida, vai zelar, amar e brincar com todas elas, motivando-as para que expressem seu sorriso mais bonito, o abraço mais amoroso, que sejam a pura verdade, a maior esperança, o futuro iluminado de beleza e harmonia para que a nova humanidade seja uma linda criança de olhos profundos cheios de paz e sabedoria.
Agora, todos juntos, formando uma corrente luminosa, junto ao grande mistério da vida agradecemos por todos os séculos, por toda a eternidade a possibilidade de em cada dia, todos os dias em algum momento podermos vivenciar o brilho, a alegria e a felicidade da criança que vive eternamente em nossos corações.


JOÃO PEREGRINO