domingo, 7 de dezembro de 2008

VIOLÊNCIA! PORQUÊ?

A humanidade está em guerra, a constante é a violência. Muitos pais acreditam que a educação precisa do carimbo da violência. Você apanhou dos seus pais? Você bate nos seus filhos? Quantas vezes afirmamos: Fulano precisa de um tapa na cara, uma surra bem dada, para ver se aprende! Ou então dizer em alto e bom som, para que “os outros” possam ouvir e dar o recado, eu quero mais que ele(a) morra! Quando somos muito contrariados ou afrontados, queremos “eliminar” o mal pela raiz, queremos matar o opositor, é nossa índole. A violência é o prato cheio dos noticiários que alimenta nossa “cultura diária”. Os políticos quando declaram guerra a outro país afirmam que seus propósitos são nobres, patrióticos, e todos chamam seu Deus de aliado e dizem estar sob sua proteção.
Existem guerras étnicas, religiosas, por limites geográficos, porém, a mais antiga é a guerra santa, declarada em nome de Deus. Resumindo qualquer guerra é pelo poder, para o homem ditar regras, discriminar, condenar, usar e abusar em nome de suas leis as quais em geral são abrandadas ou relegadas para o grupo que está no poder, a lona do circo continua a mesma, só mudam os palhaços! Enquanto o comando for masculino a guerra continua, a mudança é a aliança feminino/masculino.
Novembro de 2008, um filme bate o recorde de bilheteria nos Estados Unidos, (ainda a grande potência, na democracia que expressa as tendências do mundo), o mais visto na história de todos os tempos no cinema, em um final de semana, porque tanto sucesso? Um grande enredo? Fala de amor? As pessoas choram no filme? Vamos lembrá-lo para o resto de nossas vidas? Nada disso! É o grande herói da humanidade, o ponto de referência da nossa então civilização, vamos ver: Homem Aranha? Não! Super Homem? Não! Ah! Já sei, é a Mulher maravilha? Também não! Pasmem! É o James Bond, o agente 007! Aquele que tem licença para matar, transar com todas as mulheres, dando preferência para as espiãs inimigas, explodir prédios, aviões, carros, todos recheados de pessoas, mas parece que ninguém liga, são pessoas comuns iguais a nós, cinqüenta a mais ou menos talvez faça diferença na próxima bilheteria, e aí, vamos ao cinema??
Fico extasiado quando perguntam na mídia, nas entrevistas, aos técnicos, especialistas e profetas do futuro: Porque o mundo está tão violento? Todos respondem alegando causas externas: É falta de educação, de policiamento ostensivo, câmeras estratégicas até nos banheiros, pena de morte e por aí vai... Acontece que nós seres humanos vivemos em conflito interno entre o bem e o mal, o certo ou errado, céu ou inferno, ricos ou pobres, sucesso ou fracasso, Deus ou Diabo, estamos em guerra interna permanente, e para que possamos nos aliviar, ganhar um oxigênio, respirar um pouco de paz, brigamos com os outros.
Você já reparou que logo em seguida, depois da briga, ficamos calmos e relaxados? Muitas vezes até culpados, querendo desculpar-se pelo acontecido. Ocorre que estávamos explodindo, precisávamos extravasar, guerrear com alguém. Você já reparou que as pessoas que mais brigam são as que estão ansiosas, reprimidas, com a pressão alta, estressadas, sem tempo, cheias de conflitos internos, muitas vezes julgando e criticando tudo e todos, porém em algum tempo, praticamente todos nós nos enquadramos em alguns desses sintomas, ou vários, ou todos.
O mundo está violento porque o ser humano vive em conflito, em transformação acelerada e constante, buscando felicidade e sucesso, disposto a pagar qualquer preço, colocando dinheiro como o Deus supremo, pai de toda a matéria e todo o prazer. Afinal só vamos chegar no paraíso, depois de passar pelo inferno, então com certeza já estamos no lugar certo.





JOÃO PEREGRINO